Adalberto Mansur

10 dicas de negócios vindas da Assessoria de Imprensa (final)

In Dicas, Sem categoria on 12/05/2014 at 5:24 PM

1 . Veja qual atividade está dando bastante dinheiro e… vá fazer o que você gosta. Times de futebol campeões geralmente têm, em suas formações, pessoas apaixonadas pelo que fazem. Escolas de samba começam a ganhar o título no barracão, durante os ensaios.

Quem faz o que gosta nunca vai precisar trabalhar na vida. Com essa frase, Confúcio queria dizer que vai ter que suar muito, mas com prazer.

2. Tire um tempo para você. Brinque com as crianças, converse com idosos, leia um livro. Dando aula de Teoria da Comunicação, aprendi que uma das poucas coisas que uniam sistemas políticos totalitários aos democráticos é que ambos incentivavam, em maior ou menor grau, o entretenimento. Cultura, arte, esporte ajudam na criatividade do profissional…

3. Faça responsabilidade social! Isso ajuda profissional e pessoalmente.

Mas busque uma entidade séria, que seja ética, que seja avessa à política do “coitadismo” que impera em parte delas.

Dispense quem cultiva “ajuda eterna”, com medo que sua atividade será extinta caso as pessoas encontrem “porta de saída” dos seus problemas. Sempre haverá quem precisa ser ajudado.

3. Dispense clientes. Sim, há clientes que, por natureza, mais exigem da sua empresa do que oferecem na hora do pagamento.

É claro, você tem que pagar suas contas. Mas talvez suas contas não tenham o rendimento ideal porque os “maus” clientes consomem seu tempo de uma forma que novos negócios não podem ser sequer pensados.

Mas seja preventivo, cordial e sincero. Primeiro tente apontar ao cliente as falhas dele que inviabilizam ou dificultam sua atuação. Não melhorou, tchau! Dê um prazo a ele para arrumar um novo fornecedor do seu serviço e, findo este prazo, encerre o contrato.

4. Não seja inteiramente politicamente correto. Esse tipo de comportamento tomou uma proporção que torna qualquer tipo de relacionamento, pessoal ou profissional, impossível de ocorrer, ou digno de um filme de Holywood.

Lembre-se que as séries de TV, tão em moda, têm como protagonistas pessoas que também erram.

5. Ainda sobre o item anterior, abrandar o “politicamente correto” não significa abrir mão de valores. Seja ético. Lembre-se que consultoria e assessoria são sinônimos de confiança. Sem confiança, você estará numa enrascada.

6. Faça aquilo que se propôs no contrato. Se puder ajudar, ajude, mas não fuja do escopo do trabalho.

Conheci um consultor de empresas de comunicação que se tornou notório no mercado por ser chamado por empresas que pretendiam dispensar gerentes. Como ninguém na empresa queria a tarefa nada agradável, lá ia o consultor. Hoje esse consultor sequer é chamado pelas empresas. Tem atuado em outras regiões do país, já que sua imagem pessoal está “queimada” no Sul e Sudeste do Brasil.

7. Ao comunicar duras decisões, seja claro, mas não se alongue em justificativas. Não minta, mas também não conte toda a verdade.

8. Essa é para quem está fora dos grandes centros. Procure visitar as empresas referência do setor, que geralmente têm suas matrizes nas grandes capitais. Se não conseguir, vá as palestras que seus dirigentes fazem. Não tente copiar, mas procure entender a tendência dos negócios.

9. Você tem conta no Twitter? Foi a rede social que mais cresceu proporcionalmente nos últimos anos. No Twitter, siga quem gera conteúdo sobre sua área de atuação.

Não vai me dizer que não tem tempo! O Twitter resume um bom artigo, um bom vídeo em 140 caracteres.

10. Estude constantemente. Faça cursos de extensão, uma pós-graduação, novos idiomas. Na área de serviços, a atualização profissional ajuda a gerar novos negócios. Mas os contratos só perduram quando apresentam novidades, quando não caem na rotina.

Não viu a primeira parte dessa seleção de dicas?

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